Diz a lenda que, até hoje, a fórmula secreta da Coca-Cola é do conhecimento de somente dois executivos da companhia. Diversas patentes também protegem esse mistério do mercado, mas muito falam que toda a atmosfera criada pela empresa não passa de pura estratégia de marketing. E se tudo isso for verdade? O exemplo acima representa uma cultura corporativa antiga, em que as empresas faziam questão de guardar os seus segredos a sete chaves. Atualmente, a prática é oposta: gerar e disseminar conhecimento se tornou fundamental para o sucesso tanto de profissionais como das organizações. Não há tempo a perder. A chegada do digital e de novas tecnologias todos os dias acelera e engrandece o nível de competitividade a passos largos. Nesse contexto, a informação (e sua propagação com qualidade) se torna um recurso extremamente estratégico para o sucesso de qualquer empresa. Assim, surgiu o que foi batizado como gestão do conhecimento. A seguir, você vai entender de uma vez por todas o que está por trás desse conceito, como também cinco dicas valiosas para implementar uma cultura de aprendizado no dia a dia dos negócios.
O que é gestão do conhecimento?
Conceitualmente, o termo surgiu na década de 1990, com a definição do filósofo e economista austríaco Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna. Ele instituiu gestão do conhecimento como a coordenação e exploração dos recursos do conhecimento organizacional para criar benefícios e vantagens competitivas. À época, também citou: “A sociedade do conhecimento é a primeira sociedade humana onde o crescimento é potencialmente ilimitado. O conhecimento difere de todos os outros meios de produção, uma vez que não pode ser herdado ou concedido. Ele tem que ser adquirido por cada indivíduo e todos começam com a mesma e total ignorância”. A ideia central é que todo o conhecimento gerado por seus colaboradores pertence e deve ser aplicado na organização. Para empregá-lo, são necessários processos bem definidos de criação, compartilhamento, uso e gerenciamento da informação. Imagine que exista um grande HD capaz de armazenar a “memória” da sua empresa. Gestão do conhecimento é exatamente isso: o recolhimento inteligente dos dados gerados por sua empresa para que funcionários os usufruam em prol do crescimento organizacional. Confira abaixo algumas dicas de como facilitar a gestão do conhecimento na sua empresa!Crie a sua central de conhecimento
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