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Checklist LMS: 6 fatores essenciais na escolha de uma plataforma

Em ascensão, o mercado de EAD tem se mostrado muito eficiente e promissor. Por isso, investir em plataforma de curso online pode ser um grande diferencial, trazendo inúmeros benefícios para a área de treinamento e desenvolvimento dentro da sua organização.

A tecnologia está a nosso alcance e nos proporciona acessos aos mais variados conteúdos, hoje podemos destacar um crescente na utilização de plataforma de cursos online. Um ótimo recurso no gerenciamento de treinamentos corporativos, sendo um canal entre a organização e os colaboradores.

Realizamos recentemente uma pesquisa entre diversos profissionais e empresas que fazem o uso de plataformas de vídeo online. Tivemos um índice significativo de 67,2% de empresas que utilizam vídeos de portais em seus treinamentos. Confira a pesquisa completa sobre: O crescimento do uso de vídeos de portais em treinamentos corporativos.

Vamos ao conteúdo? Se não sabe quais pontos sua empresa deve considerar na hora de escolher uma plataforma de curso online, continue a leitura! Preparamos 6 fatores para te ajudar no processo de implantação de uma plataforma.

Plataforma de curso online

É um canal que disponibiliza conteúdos de aprendizagem para organizações de ensino e empresas focadas na educação corporativa. Dentre as plataformas podemos destacar LMS como um sistema de gestão da aprendizagem, uma plataforma desenvolvida para gerir cursos.

Dedicado a transmitir treinamentos corporativos em vídeos, é uma ferramenta integrada na trilha de conhecimento proporcionando ganho de velocidade ao carregar conteúdo das plataformas de vídeo.

Pode oferecer uma interface totalmente adaptada para o colaborador, conteúdos que ficam disponíveis para serem acessados a qualquer momento, vídeos e outras mídias de aprendizado. Trata-se de um programa amplo, que viabiliza o acesso didático ao colaborador.

Vantagens em uma plataforma de curso online

Podemos citar alguns benefícios que vão refletir não só no colaborador, mas também na organização, partindo de vantagens como:

  • Alta competência no processo de aprendizagem: Durante o treinamento corporativo. Por tratar-se de uma plataforma interativa e dinâmica, torna o processo de aprendizagem mais eficaz;
  • Redução de custos para organização: Sem gastos impactantes que certamente fazem diferença nos rendimentos da empresa;
  • Melhoria no desenvolvimento profissional de cada colaborador: Capacitando e tornando profissionais mais qualificados.

Fatores que sua empresa deve considerar na hora de escolher uma plataforma

#1 – Planejamento da empresa

Esse é o ponto de partida, um projeto como esse necessita ser planejado e estar bem estruturado com seus principais fatores.

Custo: Quanto posso investir, e quanto vai valer o meu investimento?

Tempo: Qual tempo necessário para o desenvolvimento do meu projeto? E em quanto tempo desejo pôr em ação?

Objetivo: Além de treinar seus colaboradores, qual é o objetivo da sua empresa em implantar uma plataforma? Pois, a busca desse objetivo deve ser trabalhada diariamente.

Uma plataforma de curso online deve atender suas necessidades e oferecer clareza na hora da contratação. Então procure por fatores que vão ajudar você nesse processo de implantação.

#2 – O melhor em tecnologia

Pensou nisso? Não pensar tecnologia na hora de decidir a melhor plataforma, e qual ferramenta que vai te oferecer conteúdos em vídeo, pode se tornar um problema futuramente. Por isso, listamos alguns pontos que você deve se preocupar.

  • A plataforma vai suportar múltiplos acessos?
  • É uma ferramenta estável?
  • Vai carregar seus vídeos, sem travar frequentemente?
  • Seus vídeos vão ser transmitidos com resolução e qualidade?

Fique atento e saiba o que a plataforma pode te oferecer, se ela vai atender suas necessidades, em todos os contextos, seja em questão de estabilidade, na entrega do conteúdo, em segurança ou em sua interface. Pois, sua empresa precisa da melhor estrutura em tecnologia para a sua plataforma de ensino.

#3 – Praticidade na hora de administrar

A alteração dos conteúdos é feita constantemente. Por isso, é importante buscar uma plataforma que ofereça praticidade na hora de editar e administrar seus vídeos, que apresente facilidade em importar seus conteúdos.

Um painel intuitivo que colabore nas alterações de conteúdos, nas informações dos seus colaboradores e na hora de gerar seus relatórios. Priorize a plataforma que proporcione simplicidade e praticidade na sua rotina.

#4 – Plataforma personalizada

A personalização de plataforma permite que sua empresa otimize processos de construção de imagem. Possibilitando que a organização personalize conforme sua identidade visual envolvendo cores, imagens, e organização no layout dos vídeos. 

#5 – Ofereça um suporte 

Na hora de subir aquele conteúdo programado para seus colaboradores, você encontra uma certa dificuldade, pois o sistema só da falha, gerando um problema técnico, como vai resolver e correr contra o tempo?

Um dos problemas em alguns suportes técnicos é não possuir um canal direto ou alguém que de fato atenda você, acarretando em dores de cabeça e atrasos nos conteúdos. Então atente-se em buscar um fornecedor que possua um suporte que vá suprir suas necessidades, e atender nas horas necessárias.

#6 – Pense na segurança da sua empresa

Um fator que a sua empresa deve considerar é a falta de segurança e o quanto ela pode ser importante para a imagem da sua organização. 

Uma empresa não quer que seus conteúdos sejam divulgados sem autorização ou que sua plataforma seja invadida. Então é importante saber qual nível de segurança estão oferecendo, seja no suporte, proteção do seu domínio, encriptação dos vídeos ou restrição de acessos. 

Uma invasão pode acarretar muitos problemas, como a divulgação de seus conteúdos em outros canais. 

Agora veja e reveja o que for necessário, busque uma plataforma de curso online que atenda às necessidades da sua empresa, e de preferência oferece todos esses recursos.

A Isat pode te ajudar nesse processo, não fique com dúvidas e fale conosco:

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

 


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