O que exatamente é xAPI, e por que é um ator tão importante na transformação de estratégias de mensuração de aprendizagem? Experience API, ou xAPI, como agora é comumente referida, foi lançada em 2013. Na LEO Learning compreendemos o potencial do xAPI desde o início. É por isso que nossos especialistas agora ajudam muitas organizações a começar suas estratégias de avaliação de aprendizado.
xAPI e estratégias de medição de aprendizado: um início
Em nosso mais recente workshop sobre a medição do impacto do aprendizado nos negócios, entrevistamos nosso grupo de profissionais de Learning & Development sobre o conhecimento de xAPI de suas equipes. Surpreendentemente, 70% disseram que seu time não sabe o que é o xAPI. Com essa estatística em mente, aqui está uma breve introdução ao xAPI para os não iniciados: O xAPI é um padrão de e-learning, como o conjunto mais comumente conhecido de padrões técnicos, o SCORM. Essencialmente, ele permite que as organizações rastreiem e armazenem dados significativos de qualquer tipo de intervenção de aprendizado. Isso é possível devido ao modo como o xAPI foi desenvolvido. A maneira como rastreia os dados é baseada na captura de declarações “Eu fiz isso”. Por exemplo:
Eu completei “x” programa de aprendizado;
Falei com “x” pessoa sobre meus objetivos de aprendizado;
Eu passei por essa avaliação;
Eu assisti esse vídeo no meu celular;
Consegui “x” metas de vendas neste trimestre;
O xAPI pode capturar esse tipo de dados de várias fontes, como:
LMSs;
Treinamento cara a cara;
Sistemas usados em outras áreas do negócio, como SalesForce;
Devido a essa flexibilidade e interoperabilidade, o xAPI geralmente é um componente-chave para o aprendizado de estratégias de medição que priorizam a captura de uma grande quantidade de dados.
Como o xAPI transformou estratégias de medição de aprendizado
Historicamente, as equipes de T&D mediam o sucesso do aprendizado avaliando os níveis de engajamento (por meio de pesquisas e outros meios), a compreensão do conhecimento (geralmente por meio de questionários) e as taxas de conclusão. Mas a meta premente para muitos, como notado pelos resultados da pesquisa “Mensurando o impacto do aprendizado nos negócios – Ano II”, é ir além desse método mais único e qualitativo de medir o sucesso. Em vez disso, as equipes de L&D precisam passar para uma abordagem contínua, mais orientada a dados, para a medição que forneça provas demonstráveis do impacto da aprendizagem em metas de negócios mais amplas. Como o xAPI pode capturar quase todos os tipos de dados, ele fornece às organizações o poder de extrair informações de várias fontes. Isso pode ser feito por meio de métodos mais tradicionais, como pesquisas ou dados detalhados sobre exatamente como seus alunos estão interagindo com seu conteúdo. Mas, para que uma abordagem de big data seja eficaz, os objetivos de negócios do aprendizado precisam ser considerados antecipadamente. Coletar muitos dados sem uma estratégia ou alinhamento com resultados de negócios mais amplos dificultará a identificação de tendências e a demonstração de impacto. Felizmente, o xAPI também pode ser usado para extrair dados, como relatórios operacionais ou números de vendas, de outras áreas do negócio. Isso significa que as organizações podem construir essas conexões vitais entre soluções de aprendizado e metas de negócios. O xAPI transformou a abordagem da L&D para definir e implementar estratégias de medição de aprendizado. Agora é mais simples e rápido adotar uma abordagem de big data para mensuração.
Estratégias de gerenciamento de aprendizado: xAPI, o LRS e o ecossistema
O xAPI permite que o LRS se conecte a uma ampla variedade de outros sistemas e ferramentas digitais. Isso pode fazer do LRS o centro de um ecossistema de aprendizado que conecta todas as maneiras pelas quais os funcionários aprendem. Sem o xAPI provavelmente não estaríamos falando sobre ecossistemas agora. Comemore o xAPI e seu impacto nas estratégias de avaliação de aprendizadoCristiano FrancoDiretor Comerciale Marketing