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Como aumentar o engajamento por meio da gamificação?

A gamificação, certamente, tem contribuído com o engajamento das equipes em empresas dos mais diferentes portes e segmentos de mercado.

No entanto, desde o início da pandemia do coronavírus, a reunião entre os aspectos lúdicos e digitais dos jogos se fortaleceu ainda mais, servindo como uma alternativa criativa e motivadora para os treinamentos realizados de forma híbrida ou na modalidade EAD.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse cenário, abordando os desafios encontrados pelas companhias e também os benefícios das atividades gamificadas, além de apresentar um case de sucesso desenvolvido pela Isat. Continue a leitura para saber mais!

Principais desafios encontrados pelas empresas quando o assunto é engajamento

Poder contar com colaboradores que realmente estejam dispostos a vestir a camisa da empresa é, com certeza, o sonho de qualquer gestor. No entanto, muitos líderes ainda têm dificuldade de encontrar soluções que ajudem a manter as equipes motivadas a longo prazo e, principalmente durante períodos desafiadores como o que estamos atravessando atualmente.

Por outro lado, é interessante observar que, mesmo antes da pandemia, obstáculos como a falta de uma comunicação eficiente entre líderes e liderados, de metas claras e processos integrados ou a ausência de uma linguagem adequada ao perfil dos times, já eram fatores que prejudicavam a participação dos profissionais nos projetos corporativos.

Com a adoção das medidas de distanciamento social, esses problemas que já existiam se tornaram ainda mais significativos. De acordo com a pesquisa “Desafios da Covid-19 para a comunicação organizacional” realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), 55% das empresas entrevistadas citaram a falta de engajamento como o principal desafio enfrentado desde 2020.

Ainda segundo o estudo, a preocupação com esse aspecto é superior, inclusive, às questões relevantes para a sobrevivência das organizações no mercado, como a gestão de crises, a proteção da saúde financeira da organização e a necessidade de flexibilizar os processos atuais para adotar estratégias mais ágeis.

Afinal, colaboradores que estão genuinamente dispostos a contribuir com os objetivos de sua empresa são mais produtivos. E essa postura, por sua vez, traz mais qualidade às entregas, melhora o clima organizacional e gera bons resultados para os negócios.

Na hora de pensar em iniciativas que ajudem a tirar esse propósito do papel, a gamificação é uma excelente alternativa! Com uma ampla gama de ferramentas e possibilidades, essa estratégia pode transformar os processos de treinamento e capacitação, trazendo muito mais dinamismo e interatividade.

No tópico a seguir, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios que a gamificação pode trazer para a sua empresa. Confira!

como tornar seus treinamentos viciantes

Saiba como a gamificação pode contribuir para o engajamento dos times

Podemos dizer que a gamificação é o que há de mais atual e eficiente no campo da educação corporativa, podendo ser implementada em diversos momentos da jornada do colaborador: das ações de recrutamento e seleção aos processos de onboarding ou de desenvolvimento e atualização.

Na prática, as atividades gamificadas utilizam ferramentas próprias do universo dos jogos para fazer com que o exercício de ensino-aprendizagem se torne mais fácil, lúdico e atrativo. 

Para isso, essa metodologia utiliza uma série de elementos, como:

  • Narrativas que sejam intrigantes e, ao mesmo tempo, estejam relacionadas às vivências dos profissionais;
  • Cenários e personagens que ajudem a promover uma imersão na história contada;
  • Integração de recursos gráficos, textuais e audiovisuais que garantem dinamismo às atividades;
  • Missões e desafios que representam situações reais do cotidiano da empresa;
  • Sistemas de pontuação e recompensas de acordo com as tarefas realizadas;
  • Rankings para que os participantes possam acompanhar a sua evolução no jogo.

Cada um desses itens, quando combinados, proporcionam experiências altamente interativas e estimulam um espírito de competição saudável que leva os colaboradores a se empenharem mais e trabalharem em conjunto para solucionar cada desafio proposto.

Além disso, as narrativas e as missões escolhidas podem ser personalizadas de acordo com o perfil da empresa, os conhecimentos que devem ser transmitidos a cada treinamento e as habilidades que os participantes precisam desenvolver.

Todos esses aspectos fazem com que a gamificação seja uma solução bastante versátil, que pode ser adaptada às mais diferentes situações para atender às necessidades mais atuais de cada empresa.

Do ponto de vista da companhia, as plataformas online de gamificação ainda facilitam o acompanhamento dos resultados conquistados em cada tarefa — tanto individualmente quanto em equipe — fornecendo aos líderes e ao departamento de RH informações valiosas que podem ajudar a compreender os assuntos que suas equipes mais dominam e os pontos que exigem uma atenção especial.

Por fim, mas não menos importante, vamos finalizar este conteúdo com um case de sucesso da Isat, para que você possa conferir como a gamificação contribui com o engajamento na prática. Acompanhe!

Conheça essa solução desenvolvida pela Isat

Aqui na Isat, somos especialistas no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de educação a distância (EAD) e comunicação digital, e oferecemos soluções que ajudam as empresas a promover treinamentos gamificados altamente interativos e eficientes.

Para isso, atuamos com base em quatro pilares diferenciados:

  1. Andragogia;
  2. Neuroaprendizagem;
  3. Cultura organizacional;
  4. Perfil comportamental.

Por meio da integração desses princípios, garantimos que o processo de aprendizagem aconteça de forma muito leve e eficaz, com altos níveis de engajamento, e possa ser aplicado em todas as áreas corporativas.

Parceria Isat e Revista HSM

Um exemplo interessante de como implementamos nossas soluções de gamificação foi a nossa recente parceria com a Revista HSM Management, uma das principais publicações de gestão e liderança do Brasil.

O game tinha como foco a construção de perfis criativos desenvolvidos com base em perfis comportamentais, e depois de apenas uma semana de lançamento, já tinha contabilizado mais de 350 acessos e recebido feedbacks incríveis dos usuários.

Essa foi apenas uma amostra dos resultados positivos que as atividades gamificadas podem promover.

Se você tem interesse em saber mais sobre as funcionalidades e possibilidades da gamificação – ou quer saber como utilizar essa estratégia para aumentar o engajamento dos seus colaboradores nos processos de treinamento e capacitação – entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Tamara Sargiani

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