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Plataforma LMS: conheça 5 funcionalidades essenciais

Se você chegou a este artigo, é porque já compreende o quanto é importante trabalhar com tecnologia na gestão de pessoas, certo? E nada melhor que utilizar uma plataforma LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) para tal. Hoje, quem trabalha com desenvolvimento de talentos, em especial o gestor de recursos humanos, precisa de ferramentas que impulsionem o conhecimento dentro das empresas. É preciso estar atento às expectativas dos colaboradores e oferecer aprendizado na velocidade exigida não só por eles, mas também pelo mercado. Para estimular um ambiente produtivo e competitivo, porém saudável, os sistemas LMS possuem diversas features. Com elas, os alunos têm em mãos um universo de possiblidades para absorção do conhecimento enquanto os gestores ganham uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e acompanhamento de performance. Aliado a tudo isso, é fundamental uma ótima experiência de uso. Apresentar uma rica variedade de recursos e materiais é capaz de engajar 100% do time e direcioná-los aos melhores resultados. A parte tecnológica também conta: um bom LMS precisa de interface customizável, com flexibilidade para uso tanto em desktop como em mobile. Isso faz toda a diferença. Quer saber mais sobre como escolher a melhor solução para a sua empresa? Neste artigo, você vai descobrir cinco features que não podem faltar em uma ferramenta para treinamento corporativo.
  1. Trilhas de conhecimento
Aprender é um processo contínuo. Por essa razão, um recurso primordial em um bom LMS são as trilhas de conhecimento. Organizar e disponibilizar conteúdos sequenciados possibilita ao colaborador uma absorção mais fácil, simples e prática do que é transmitido. Uma mescla de materiais obrigatórios e elegíveis, como leituras de artigo, livros ou até acompanhamento de vídeos, vai direcionar os seus profissionais a serem os verdadeiros protagonistas de suas jornadas de conhecimento, mas também do planejamento de carreira. Você, como gestor, pode trilhar os conteúdos de acordo com as necessidades de uma função, cargo ou equipe. Dessa forma, direciona o aprendizado nos mais diversos níveis e necessidades organizacionais.
  1. Comunidades de aprendizagem
Trocar conhecimento de um jeito mais informal também faz parte do processo de aprendizagem corporativa. As comunidades virtuais de aprendizagem são basicamente grupos criados dentro de uma ferramenta de LMS a partir de fóruns e redes sociais internas. E o ponto-chave aqui é experiência de uso. São as interações entre os membros que estimulará um aprendizado mais ágil e impactante, que fará a diferença nos resultados da empresa. O papel do gestor/facilitador aqui é primordial, uma vez que a sua função é estimular essa troca online entre profissionais. É preciso se atentar às interações e filtrá-las de maneira inteligente para o que houver de valor à gestão do conhecimento. Criar um ambiente do tipo estimula a troca de informações e conhecimentos entre funcionários, enriquecendo ainda mais o conteúdo de cada curso ofertado. Sem falar ao pertencimento de grupo, que fortalece relações em prol do crescimento da organização.
  1. Avaliações de alunos
Para garantir que os seus colaboradores captaram todo o conteúdo ofertado (e que irão praticá-lo no dia a dia), é preciso avaliá-los, não é mesmo? É com o módulo de avaliação de alunos que você terá essa certeza. Por meio de testes dissertativos ou de única e múltipla escolha, você cria e gerencia a performance de profissionais e equipes inteiras, de acordo com cada tipo de conteúdo oferecido. Tenha em mãos um banco de questões inteligente, com recursos como randomização e tempo de avaliação. Assim, você identifica possíveis lacunas de conhecimento e investe no desenvolvimento de habilidades e competências direcionadas às estratégias da empresa. Também é uma ótima maneira de mensurar esses gaps e oferecer materiais cada vez mais personalizados, voltados à alta performance.
  1. Relatórios
Como saber se aquele conteúdo que você planejou tanto vem trazendo os resultados esperados? A resposta está nos relatórios extraídos de um sistema de gestão de aprendizagem. Por meio de dashboards, métricas e indicadores, a sua gestão se torna simplificada. Um bom módulo de relatórios vai dar a você a possiblidade de mensurar o engajamento individual e de equipes, com acompanhamento de taxas de conclusão e/ou desistência dos cursos. Outro recurso interessante dos relatórios de LMS é compreender a satisfação dos alunos tanto em relação aos conteúdos oferecidos como da função do facilitador online. Ou seja, você avalia não só a qualidade dos materiais e trilhas de conhecimento, mas também de quem está originando e administrando tudo isso. O acompanhamento contínuo da progressão dos alunos e a execução de possíveis ajustes nas trilhas de conhecimento ao decorrer dos cursos é o que fará a diferença na ponta do processo, ou seja, no desenvolvimento e retenção de talentos.
  1. Suporte local
Atualmente, existem diversas opções de plataforma LMS, mas muitas delas são desenvolvidas em outros países. Não é duvidando do seu conhecimento em inglês ou até mesmo espanhol, idiomas bastante presentes em suportes de muitas ferramentas disponíveis no mercado. O ponto aqui é a conveniência e a agilidade do atendimento de um suporte brasileiro. Essa assistência local é fundamental para que você tenha sempre a postos profissionais que entendem a fundo as necessidades das empresas nacionais, acompanhando e orientando publicações de conteúdo. Além, claro de construir uma relação, muitas vezes, mais próxima com o fornecedor. Podem existir, por exemplo, casos em que você queira customizar alguma trilha de conhecimento ou interface. Acredite: contar com o suporte local faz toda a diferença em casos como esses. [Conclusão] Aprimore o seu treinamento corporativo Existem features que não podem faltar em uma plataforma LMS. Procure aquela que garanta poder de gestão, capacitação dinâmica e uma interação fluida dos colaboradores. Usabilidade, responsividade e compatibilidade com dispositivos web são essenciais, além de dashboards parametrizáveis, ou seja, que estejam alinhados com os objetivos de resultado da organização. A educação corporativa voltada a resultados é, hoje, dependente de tecnologias disruptivas. Portanto, cabe a você encontrar a solução que mais se adeque ao momento e necessidades da sua empresa. Desenvolva e qualifique profissionais com uma ferramenta que não só estimule a produtividade, como também ajude a disseminar cultura, missão, visão e valores da companhia. Assim, você estimulará as pessoas a superar seus desafios não só na organização, mas ao longo da carreira.
Cristiano Franco Diretor Comercial e Marketing

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