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Prontos ou sob medida? Conheça diferenças entre cursos corporativos

Sua empresa treina os funcionários de forma constante? Hoje, para ganhar vantagem competitiva se faz necessário contar com profissionais cada vez mais habilitados a encarar os desafios impostos pelo mercado.

Nesse contexto, muitas empresas enxergam nos cursos corporativos online a solução para aplicar treinamentos com conteúdos capazes de auxiliar no atingimento de metas e ampliar os resultados como um todo.

A ferramenta mais utilizada para tal, e não é de hoje, é o LMS (Learning Management System), ou sistema de gestão de aprendizagem. Muitas organizações se apropriam dessas plataformas para aplicar os seus cursos online – modo esse que facilita a absorção do conhecimento, uma vez que é flexível nas possibilidades de acompanhamento do conteúdo e, também, pode ser aplicado em massa.

 

O que é um curso corporativo online

Se ainda lhe restam dúvidas sobre o que é um curso corporativo online e seus objetivos, aqui vai uma explicação completa.

Um curso dessa natureza é disponibilizado a colaboradores ou até mesmo parceiros de uma companhia por meio da internet, seja via sistema, como o LMS, seja por um canal digital, como uma rede social ou o próprio YouTube, por exemplo.

Diferente de um curso presencial ou de uma simples aula gravada, ele dispõe de recursos multimídia que impulsionam o interesse pelo conhecimento, proporcionando maior engajamento de profissionais e times completos.

Geralmente, carrega uma linguagem simples, dinâmica e fácil, com intuito de comunicar de uma maneira agradável, mas, ao mesmo tempo, superdidática.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo recente do Public Personnel Management Journal, um treinamento pautado em cursos online pode aumentar até 22,5% da produtividade de uma equipe, pois valoriza o colaborador e desenvolve cirurgicamente habilidades e competências.

Porém, existem diferenças entre esses cursos, que podem ser tanto adquiridos de forma pronta, ou seja, com escopo pré-definido, como também totalmente personalizados, de acordo com as necessidades da empresa.

A seguir, detalhamos para você essas diferenças, além das vantagens e desvantagens de cada um.

 

Cursos corporativos prontos

Vantagens

Geralmente, a implementação de um sistema LMS ou, ainda, de um curso criado do zero pelo seu time de T&D leva muito tempo, às vezes, meses para ser aplicado na ponta do processo.

Portanto uma das vantagens de adquirir um curso pronto, principalmente se a sua empresa está iniciando nesse universo, é a velocidade da aplicação.

Você reduz riscos, não perde tempo e já pode enxergar resultados no curto prazo. É uma excelente forma de entender e-learning na prática, comportamento do seu público, sistema de gestão e monitoramento, com investimento menor e implantação imediata.

Ao adquirir um curso pronto, você terceiriza a maior parte do trabalho operacional e se concentra nas questões estratégicas tanto do planejamento como da própria implantação. Em vez de levar 60, 90 dias para produzir e aplicar um curso online, poderá começar a treinar seus alunos em pouco dias.

Desvantagens

A principal delas é a falta de personalização. Isso quer dizer que, ao apostar em um curso pronto, você pode acabar perdendo, no sentido de não ter um conteúdo e features que se adaptem integralmente aos seus funcionários, minando o engajamento.

Outro ponto negativo é a questão da capacitação dos profissionais em si. Cursos pré-fabricados atendem a necessidades do mercado de forma genérica. Para um curso de negociação ou de gráficos em Excel, por exemplo, eles podem cumprir bem o papel. Mas, para algo mais específico ao seu negócio e nicho de mercado, podem não funcionar tão bem.

 

Cursos online sob medida

Vantagens

Empresas que oferecem esse tipo de solução desenvolvem os cursos a quatro mãos: tudo é co-construído, valorizando a questão da parceria que trará resultados.

Até para justificar o investimento, bem mais alto do que o de um curso pronto, esses players, geralmente, ofertam recursos audiovisuais bastante ricos, como animações, narrações, gamificação, testes, quizzes e muito mais. Tudo isso somado ajuda seus colaboradores a absorverem de forma mais simples e veloz os conteúdos.

Linguagem, duração, abordagem, design, escolha de personagens nos vídeos: tudo é muito bem pensado, para garantir o engajamento de todos no processo.

Desvantagens

A contratação de equipes especializadas para produção de cursos sob medida, apesar de ser uma solução bastante personalizada e rica em recursos, costuma ser a alternativa mais cara. Apesar do custo-benefício, nem todas as empresas estão dispostas a custear uma solução de tamanha proporção.

Outro ponto de alerta dos cursos sob medida é certa demora na implementação. Se a sua companhia precisa aplicar algum curso de forma emergencial, talvez esse não seja o melhor recurso, pois personalizar conteúdo demora, é trabalhoso e pode não ser compatível com as expectativas e velocidade exigidas pelos gestores da sua organização.

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

 

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