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Storytelling na gamificação

Descubra o poder do storytelling na gamificação!

Se pararmos para prestar atenção, com certeza vamos perceber que por trás de todo bom jogo existe uma narrativa instigante que desperta o interesse dos jogadores.

É por isso que a arte de contar histórias tem se tornado cada vez mais valorizada quando o assunto em pauta é a criação de atividades que reúnam aspectos lúdicos e educativos.

Pensando nisso, vamos destacar neste conteúdo o poder do storytelling na gamificação! Ao longo de quatro capítulos você vai conhecer mais sobre essa estratégia fascinante e todo o seu potencial, vai descobrir os elementos que não podem faltar em um bom jogo, além de ficar por dentro das principais técnicas narrativas utilizadas nos games.

Se interessou? Então continue a leitura para ficar bem informado!

O que é esse tal de storytelling?

Antes de mostrar o peso que uma boa história pode ter na qualidade da sua tática de gamificação, vamos começar falando um pouco mais sobre o conceito de storytelling.

Ao longo dos séculos, a contação de histórias tem sido uma ferramenta muito importante para transmitir lições e ensinamentos às futuras gerações.

Desde os contos de fadas aprendidos na infância e da apresentação da árvore genealógica com a trajetória dos antepassados que ouvimos de nossas avós às analogias utilizadas em sala de aula ou nas empresas para simplificar conceitos complexos, tudo é storytelling.

Sendo assim, podemos concluir que este recurso tão presente no nosso dia a dia nada mais é do que uma forma de compartilhar conhecimentos de uma forma mais criativa e cativante que gera empatia e ajuda o cérebro a absorver novos conteúdos mais facilmente.

O poder do storytelling na gamificação

Tendo em mente que o objetivo da gamificação é ajudar a transformar o processo de ensino-aprendizagem em uma experiência motivadora, mais leve e divertida sem deixar de lado o aspecto pedagógico, o storytelling é essencial para despertar o interesse dos jogadores.

Afinal, para convencer o participante a entrar de cabeça no game é preciso fazer com que ele se sinta envolvido pela história, estabelecendo uma conexão emocional que vai motivá-lo a solucionar os desafios propostos e acreditar que vale a pena investir o seu tempo nessa jornada.

Falando especificamente sobre o meio corporativo, o segredo é investir em um enredo que vá além do entretenimento para criar um ambiente com o qual os colaboradores se sintam familiarizados, com missões que sejam adequadas às suas competências e permitam um engajamento genuíno.

Os elementos que um bom jogo precisa ter

Nos capítulos anteriores, já falamos bastante sobre como uma narrativa que seja capaz de proporcionar uma experiência realmente imersiva aos participantes, de forma criativa e motivadora, faz toda a diferença.

Por outro lado, é importante ressaltarmos que existem outros elementos essenciais para manter os jogadores engajados do início ao final do jogo. E aqui, vamos listar cada um deles para que nenhum fique de fora do seu check-list!

1 – Cenários

O espaço virtual em que a história acontece contribuiu significativamente para criar uma experiência mais imersiva. Por isso, ele deve ser visualmente interessante para que os participantes se sintam interessados em navegar e buscar as missões neste tabuleiro interativo.

2 – Avatares

Cada jogador tem o seu próprio avatar, ou seja, a sua representação visual dentro do jogo. Assim, é importante que exista diferentes personagens para que os participantes possam escolher aqueles com quem mais se identificam.

3 – Missões e desafios

As tarefas do jogo devem alinhar o aspecto lúdico ao pedagógico para que os colaboradores adquiram aprendizados e desenvolvam as habilidades buscadas pela empresa. Além disso, essas atividades devem ser compatíveis com os conhecimentos dos participantes e condizentes com o seu dia a dia de trabalho.

4 – Pontuações e recompensas

Em toda competição, um sistema de bonificações é um elemento-chave para manter o engajamento dos jogadores. Na gamificação a dinâmica não é diferente, pois além de incentivar o cumprimento das tarefas, um ranking ainda permite que todos possam acompanhar o seu desempenho ao longo do jogo.

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Técnicas narrativas em um jogo

Agora que você já está bem informado sobre o storytelling e até conhece os outros elementos que acompanham essa ferramenta nas atividades gamificadas, vamos listar algumas técnicas narrativas que estão presentes em muitos jogos educacionais:

  • Interatividade para promover uma autonomia dos participantes e estimular o trabalho conjunto;
  • Ritmo que mantém o jogador interessado em continuar acompanhando a narrativa e em solucionar os desafios;
  • Linguagem que estabeleça uma conexão com os participantes;
  • Escolha do gênero da história — humor, suspense, ação entre outros — de acordo com os objetivos buscados pela empresa;
  • Enredo que alinhe os objetivos da empresa e as competências dos jogadores.

A partir daí, a dica para os líderes é buscar qual é o tipo de história que melhor combina com o seu perfil de negócios e que pode manter os participantes engajados e dispostos a participar das iniciativas propostas pela empresa.

Por fim, é importante lembrar que uma narrativa bem apresentada e coerente é capaz de emocionar, conscientizar, promover conhecimentos e até mesmo mudanças de ponto de vistas e comportamentos que fazem com que o storytelling seja uma ferramenta extremamente valiosa.

No meio corporativo, as histórias podem ser utilizadas como base para atividades de recrutamento, treinamentos e capacitações, ações de onboarding para recepcionar novos colaboradores de forma diferenciada e até como recurso para melhorar a comunicação interna.

E agora que já falamos bastante sobre o poder do storytelling na gamificação, que tal levar essa estratégia para a sua empresa? Ao contrário do que muita gente ainda pensa, não precisa ser um processo complicado e você pode contar com o apoio da Inspand para colocar o seu projeto em prática com sucesso.

Somos especialistas em educação corporativa e contamos com uma plataforma de gamificação que vai transformar a experiência gamificada da sua organização com muita tecnologia, narrativas criativas e conteúdos instigantes feitos sob medida para atender às necessidades das suas equipes.

Entre em contato com os nossos especialistas para tirar as suas dúvidas e aproveite para conhecer todas as soluções que podemos oferecer para seus negócios!

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

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